top of page
16252257_rm380-14.png
Buscar

Ministério da Saúde garante acesso a mamografia a partir dos 40 anos

  • Foto do escritor: A4PM
    A4PM
  • 25 de set.
  • 1 min de leitura

Exame poderá ser feito sob demanda mesmo sem sintomas, em decisão conjunta com o profissional de saúde. Medida visa ampliar detecção precoce do câncer de mama.


Ministério da Saúde garante acesso a mamografia a partir dos 40 anos

O Ministério da Saúde anunciou que mulheres entre 40 e 49 anos terão acesso à mamografia pelo SUS mesmo sem apresentar sintomas, em decisão conjunta com o profissional de saúde. A medida busca ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama, que representa 23% dos casos nessa faixa etária, aumentando as chances de cura. Além disso, a idade para rastreamento preventivo passa de 69 para 74 anos, acompanhando práticas internacionais e reforçando o compromisso do Brasil em fortalecer a saúde da mulher.


O anúncio integra uma série de ações lançadas no Outubro Rosa, como a mobilização com 27 carretas em 22 estados, capazes de realizar até 120 mil atendimentos, incluindo mamografias, ultrassonografias e consultas presenciais e por telemedicina. Também foram anunciados investimentos em medicamentos de última geração, como trastuzumabe entansina e inibidores de ciclinas, que passam a ser oferecidos no SUS, além da aquisição de kits de biópsia e aceleradores lineares para fortalecer o tratamento oncológico.


Em 2024, o SUS já realizou cerca de 4 milhões de mamografias para rastreamento e mais de 376 mil exames diagnósticos, consolidando uma das maiores redes públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer do mundo. Para apoiar profissionais de saúde, o ministério prepara ainda guias e manuais com recomendações atualizadas para detecção precoce e cuidado integral às pacientes.

Comentários


INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

bottom of page