ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SAÚDE
- A4PM

- 18 de jul.
- 2 min de leitura
Governo federal intensifica vacinação contra o sarampo em áreas de fronteira.

Diante do aumento dos casos de sarampo nas Américas e do surto na Bolívia, o Ministério da Saúde iniciou uma estratégia de intensificação da vacinação em municípios brasileiros de fronteira. O Acre foi o primeiro estado a realizar o Dia D de vacinação, com ações em sete cidades que fazem divisa com a Bolívia. A medida visa prevenir a reintrodução do vírus no Brasil, que foi recertificado como país livre do sarampo em 2024.
As ações envolvem aplicação de doses da tríplice viral, reforços para jovens e estudantes brasileiros vindos da Bolívia, além de uma dose extra da vacina para crianças de 6 a 11 meses em áreas de maior circulação de pessoas. Até o momento, mais de 12 milhões de doses foram distribuídas em 2025, com 2,4 milhões aplicadas.
A estratégia também inclui capacitações com profissionais de saúde e autoridades locais, seminários sobre vigilância e ações conjuntas com o país vizinho. Outros estados com áreas de fronteira — Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia — também realizarão um Dia D de vacinação.
Além da vacinação, o Brasil disponibilizou 600 mil doses da vacina contra o sarampo para doação à Bolívia, reforçando a cooperação internacional em saúde. Até julho, a região das Américas já contabilizava mais de 7 mil casos confirmados de sarampo, com 13 mortes.
Fonte: Ministério da Saúde
Governo anuncia R$ 6 bilhões para expansão da rede pública de saúde com o Novo PAC.

O governo federal anunciou o investimento de R$ 6 bilhões no fortalecimento do SUS, por meio da segunda edição do PAC Seleções. Os recursos serão usados na construção de 800 novas UBSs, 46 policlínicas, 130 CAPS e na entrega de mais de 1.500 ambulâncias do SAMU. A ação contempla 95% dos municípios brasileiros e visa ampliar o acesso à Atenção Primária e Especializada em todo o país.
As unidades básicas também receberão 7 mil salas de teleconsulta e equipamentos como câmaras frias, ultrassom portátil, retinógrafos e espirômetros. O investimento inclui ainda 400 unidades odontológicas móveis e a modernização de 10 mil UBSs já existentes. O objetivo é qualificar o atendimento, reduzir filas e garantir exames e consultas com especialistas de forma mais ágil e próxima da população.
Durante o evento de lançamento, em Juazeiro (BA), também foi sancionada a lei que garante cirurgia de reconstrução mamária pelo SUS para todas as mulheres que sofreram mutilação, independentemente da causa.
A ampliação do atendimento especializado contempla ainda mais 22 milhões de pessoas com novos CAPS e reforça o atendimento móvel de urgência, com ambulâncias para expandir ou renovar a frota em mais de 800 municípios. Com isso, o governo prevê chegar a 4.280 ambulâncias entregues até 2026, o dobro do registrado entre 2019 e 2022.
O programa “Agora Tem Especialistas” integra essa estratégia, promovendo mais dignidade e acesso aos serviços de saúde com base em equidade e regionalização.
Fonte: Ministério da Saúde




Comentários