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- A4PM

- 18 de jul.
- 3 min de leitura
MEC promove debate sobre práticas pedagógicas na EJA.

O Ministério da Educação (MEC) realizou um webinário para discutir o planejamento e a organização da prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA), como parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação.
O evento, promovido pela Secadi em parceria com a UFPB, foi transmitido pelo YouTube e reuniu formadores, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e estudantes de licenciatura. A iniciativa reforçou a importância do diálogo como ferramenta de valorização docente e do planejamento conectado à cultura, aos saberes populares e ao território.
A formação também teve como objetivo fortalecer a política nacional de formação continuada para educadores da EJA, trazendo experiências práticas e reflexões teóricas alinhadas à realidade dos educadores.
O Pacto EJA, instituído em 2024, visa superar o analfabetismo, elevar a escolaridade, ampliar matrículas e integrar a EJA à educação profissional, incluindo pessoas privadas de liberdade.
Fonte: Ministério da Educação
Projetos escolares ganham destaque no MEC por meio do app Clique Escola.

A partir de agosto de 2025, o Ministério da Educação (MEC) passará a destacar mensalmente, em seu portal, os projetos pedagógicos com mais curtidas no aplicativo Clique Escola — um de cada região do país.
A iniciativa valoriza boas práticas desenvolvidas nas escolas públicas e estimula a troca de experiências entre educadores. Para concorrer, basta publicar fotos e descrições das ações escolares no aplicativo e engajar a comunidade para apoiar a proposta.
A primeira seleção considera projetos publicados até 31 de julho. Depois, as edições seguirão critérios trimestrais. O objetivo é transformar o Clique Escola em uma vitrine de criatividade e protagonismo de professores, estudantes e gestores.
Um dos exemplos é o projeto “Liberte um Texto”, criado em Minas Gerais e que inspirou versões em outras escolas do Nordeste, como “Liberte um Cordel” e “Liberte um Poema”.
Fonte: Ministério da Educação
MEC promove seminário para construir diretrizes sobre uso da inteligência artificial na educação básica.

O Ministério da Educação (MEC) realizou um seminário em Brasília para discutir o uso da inteligência artificial (IA) na educação básica. O objetivo do encontro foi fomentar o diálogo com especialistas e instituições sobre os princípios que devem nortear o uso ético, crítico e pedagógico da IA nas escolas públicas, contribuindo para a formulação de políticas públicas e referenciais nacionais.
O evento faz parte das ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e abordou temas como práticas pedagógicas, gestão escolar com IA, letramento digital e inclusão tecnológica. Também foram lançadas as versões em português dos marcos referenciais de competências em IA para professores e estudantes, elaboradas pela Unesco.
A iniciativa reforça a necessidade de ampliar a conectividade nas escolas e a formação docente, com mais de 82 mil escolas públicas já conectadas em padrões adequados. O seminário contou com a presença de representantes do MEC, Unesco, Inep, Cetic.br, Consed, Undime e Consec.
Fonte: Ministério da Educação
Estudo do BRICS aponta crescimento da educação profissional e tecnológica entre países do bloco.

A Aliança de Cooperação em Educação Profissional e Tecnológica do BRICS (BRICS-TCA) divulgou os resultados de uma pesquisa internacional que mostrou um crescimento de 20% no número de estudantes da educação técnica entre os países membros nos últimos quatro anos.
A pesquisa, iniciada sob coordenação da Rússia em 2024, contou com a participação do Brasil por meio da Rede Federal, com dados fornecidos pelo Conif.
Com a presidência brasileira em 2025, a próxima etapa do estudo será atualizada com dados mais recentes e incluirá os novos países que aderiram ao bloco: Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Irã, Indonésia e Emirados Árabes Unidos.
O lançamento do estudo foi feito em evento virtual, e o Brasil seguirá promovendo encontros sobre temas como educação em áreas remotas, inteligência artificial na EPT e energias verdes. A agenda da EPT do BRICS também incluiu um encontro presencial em Brasília, onde os países assinaram uma declaração conjunta em favor do fortalecimento da educação profissional, da expansão da rede universitária e do uso ético da IA na educação.
Fonte: Ministério da Educação




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